Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

sábado, 12 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS, 13 de agosto de 2017.


Joaquim Norberto de Toledo Junior, meu pai, Voluntário Constitucionalista no 1 º Batalhão Piracicabano, filho do Tenente Coronel Joaquim Norberto de Toledo, meu avô, membro da Comissão de Alistamento do M.M.D.C. e da Secção de Assistência às Famílias de Voluntários.



Meu pai retratado por seu irmão Geraldo Pinto de Toledo.





Joaquim N. T. Junior - 1918.










Joaquim N.T.Junior - 1932 em S.Paulo.





Em S.Paulo em 1948, com seu primeiro filho.




9 de julho de 1957, meus irmãos e eu.





1957





Cel. Joaquim Norberto de Toledo




Carta de meu avô ao meu pai em agosto de 1932:


“Piracicaba, 30 de agosto de 1932.
Caro Quinzinho
Pedimos a Deus para que esta vos encontre gozando de boa saúde, bem assim os meus netos e os nossos amigos, e que assim continuem até o fim desta guerra provocada pelos inimigos de S. Paulo. Nós de casa gozamos saúde, graças a Deus.
O Luiz está aqui em tratamento (vai bem), com oito dias de licença, que termina amanhã. Como ele ainda não está bom e está precisando de mais uma licença de uns 20 dias, o prefeito está providenciando perante o I. General de S. Paulo nesse sentido
Daqui tem continuado a ir muitos voluntários para S. Paulo. Aqui estão, licenciados o Ditoca, Ricardo, Otavião (este devido a um incomodo serio numa perna, parece que varizes), e alguns outros. Pelo que vocês já tem feito aí, nas trincheiras, etc., era justo que você e o Geraldo tivessem uma licença para virem nos ver os que vos querem tanto.
[...] O Luiz, a Luisinha e Aparecida vão passar uns dias lá na fazenda. Para o Luiz fará bem sua estada lá. Eu irei para voltar no dia seguinte. [...] Com o serviço de assistência às famílias dos soldados e dos voluntários, não posso sair daqui. [...]
Você, Geraldo e os netos aceitem muitas lembranças de todos de casa, inclusive Antoninho. Aí vão apertados e saudosos abraços e ... de pai.
Lembranças a Balestreros.
Jm N. de Toledo”





Os bons exemplos dos pais serão sempre seguidos por seus filhos.


Quero deixar esta homenagem, neste dia especial, a meu pai, meu avô e desejar a todos os pais um Feliz Dia!


Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
12/08/2017
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário